ORIENTAÇÕES PARA A VÍDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA

A vídeonasofibrolaringoscopia é um exame diagnóstico no qual se utiliza uma fibra ótica endoscópica flexível de pequeno diâmetro, que é introduzida pela abertura do nariz (fossa nasal) e progride até a garganta (permitindo a visualização da faringe e laringe).
Com esta visualização observam-se as estruturas que compõem a cavidade nasal, a faringe e a laringe com seus movimentos durante a respiração e a emissão da voz.
No nariz observam-se desvios do septo nasal, aumento das conchas nasais (muitas vezes citadas como "carnes esponjosas"), sinais de alergia nasal, presença de secreções, sinusites, tumores como a polipose nasal, o pólipo de Killiam, o angiofibroma e até mesmo casos de câncer.
Indicado para pacientes com queixa de obstrução nasal, espirros, prurido, secreções, sangramento nasal, cefaléia, respirador bucal, ronco e apnéia do sono.
Na faringe observam-se o tamanho das tonsilas faríngeas (diagnosticando o aumento das adenóides), o tamanho das tonsilas palatinas (amigdalas), bem como auxilia no diagnóstico de casos de faringite, amigdalite e até de câncer nesta região.
Na laringe observam-se as pregas vocais (ou cordas vocais) durante a respiração e a fonação (emissão da voz), bem como a presença de nódulos ("calos"), pólipos, edemas, cistos, fendas, paralisias, granulomas e até mesmo tumores e câncer.
Os nódulos ("calos") são bastante frequentes em profissionais da voz como professores, operadores de telemarketing, pregadores, cantores.
O refluxo de conteúdo digestivo pode chegar até a laringe e a faringe provocando uma inflamação. A sensação é de bolo parado na garganta, pigarro, tosse e rouquidão. No exame encontra-se edema (inchaço) e ou hiperemia (vermelhidão) das estruturas posteriores da laringe.
Indicado para pacientes com queixa de mudança na voz, rouquidão, pigarro, dor de garganta, tosse crônica, refluxo, engasgos e em todos aqueles pacientes fumantes.
Este exame pode ser realizado em qualquer idade, desde bebês (foto em destaque), crianças, adultos até idosos. O exame é realizado na grande maioria das vezes com anestesia local, sem necessidade de sedação ou anestesia geral.

 

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta:

  • 8:00h às 12:00h
    13:30h às 20:00h


Sábado:

  • 8:00h às 12:00h


Telefone: (47) 3035-4640

Otorhinvs no Facebook