ATUALIZAÇÃO SOBRE CUIDADOS COM A GRIPE COVID-19 CAUSADA PELO CORONAVIRUS

Blumenau/SC, 30 de MARÇO de 2020.

PREZADOS(AS) PACIENTES,

Informamos que desde o início do surto de COVID-19 tem surgido nas esferas federal, estadual e municipal diversos decretos regulando o funcionamento dos serviços essenciais e não-essenciais, muitas vezes inclusive com decisões contraditórias.

Em face do decreto estadual em Santa Catarina, desde 20/03/2020 fomos obrigados a suspender e reagendar os atendimentos eletivos a fim de evitar a transmissibilidade do coronavirus entre nossos pacientes e colaboradores. Mas mesmo assim MANTIVEMOS NOSSOS ATENDIMENTOS, PRIORIZANDO SOMENTE aqueles que envolvem situações de EMERGÊNCIA ou URGÊNCIA e para aqueles(as) pacientes que não podem interromper os ACOMPANHAMENTOS CLÍNICO ou PÓS-OPERATÓRIO. Também tomamos providências QUANTO A RESTRIÇÃO DE HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO ASSIM COMO DE ACESSO DOS ACOMPANHANTES, sejam adultos ou crianças, às áreas com potencial de maior risco de transmissibilidade. 

Acontece que ontem, no dia 26/03/2020 houve nova manifestação do governo estadual de Santa Catarina aonde expõe o plano de ação para retomada gradual das atividades, autorizando a partir de 01/04/2020 o retorno total das atividades profissionais, incluindo serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais. No entanto, já em 29/03/2020 o governo estadual em nova decisão decretou o prolongamento da suspensão das atividades comerciais até o dia 07/04/2020, exceto aquelas consideradas essenciais. Diante de tudo disso, salvo outra manifestação oficial contrária, estaremos MANTENDO AQUELES ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA, PÓS-OPERATÓRIOS E DAQUELES PACIENTES QUE NECESSITAM DE ACOMPANHAMENTO CLÍNICO. Todos os nossos colaboradores estarão se esforçando para atender esta demanda reprimida da forma mais conveniente e breve possíveis. Reforço que todas as medidas de higiene, antissepsia/assepsia e de evitar aglomeração de público estarão sendo tomadas para evitar a transmissibilidade do coronavirus durante este período.
O reagendamento de PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS CANCELADOS AINDA AGUARDA a liberação por parte dos hospitais conveniados, visto que ainda se mantém fechados para agendamento de cirurgias eletivas.
No demais, agradeço pela compreensão e confiança depositada em nosso serviço durante esta fase. Com certeza tem sido difícil para todos nós. Mas podem ter certeza que o objetivo principal da nossa atenção é a Saúde de você. Juntos iremos superar estas dificuldades.

Lembramos que como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento reconhecidamente para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos estão sendo realizados.

As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus. 

Atente-se então para os seguintes cuidados:

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda;
  • Evitar trazer acompanhantes à consulta médica porque aumenta a chance de transmissibilidade da doença;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • Uso de máscara principalmente para aqueles pacientes com sintomas de gripe e tosse;
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo;
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Manter ambientes muito bem ventilados e evitar locais com concentração de pessoas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta:

  • 8:00h às 12:00h
    13:30h às 20:00h


Sábado:

  • 8:00h às 12:00h


Telefone: (47) 3035-4640

Otorhinvs no Facebook